eletrica
Grupo:
ARTHUR ÉMILY GOMES FERNANDES VIEIRA
RONILDO NICODEMOS DA SILVA
THALITA FAHEINA CHAVES
Disciplina: Laboratório de Eletricidade Básica
Professora: Alana Kelly X. S. Campos
Data da realização do experimento: 03/07/2013
Data de entrega do relatório: 10/07/2013
Resumo
O trabalho foi realizado com base na aula Leis de Kirchhoff. Foram medidas as corrente que passavam em vários resistores, suas tensões através de diferentes métodos, utilizando ohmímetros, voltímetros e amperímetros para medir os valores, que também foram medidos teoricamente através da Lei de Ohm e lei de kirchhoff (lei dos nós e lei das malhas).
1. Introdução
Um circuito é, normalmente, constituído por vários elementos ligados entre si de forma que exista pelo menos um percurso fechado por onde a corrente possa circular. Para formar este circuito, efetuam-se várias ligações ou junções (“nó” de um circuito) entre os terminais dos elementos (“ramo de um circuito”), até formar um circuito fechado. Para analisar esse tipo de circuito que pode se tornar complexo, uma solução é utilizar as leis de Kirchhoff.
2. Desenvolvimento teórico
Em alguns casos, um circuito não pode ser resolvido através de associações em série e paralelo. Nessas situações geralmente são necessárias outras leis, além da lei de Ohm, para sua resolução. Estas leis adicionais são as leis de Kirchhoff, as quais propiciam uma maneira geral e sistemática de análise de circuitos. Elas são duas, a saber:
Primeira lei de Kirchhoff ou lei das Correntes
Segunda lei de Kirchhoff ou lei das Tensões
Para o uso destas leis são necessárias algumas definições:
Nó: é um ponto do circuito onde se conectam no mínimo três elementos. É um ponto onde várias correntes se juntam ou se dividem.
Ramo ou braço: é um trecho de um circuito compreendido entre dois nós consecutivos. Todos os elementos