Eletrica
PARA ECONOMIA DE PAPEL
Mayara da Silva Miranda*
*Estudante de Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi
RESUMO
A sustentabilidade, atualmente, é um termo usado pelas empresas, como referencial para a definição de ações e atividades humanas, diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico, sem agredir o meio ambiente. O objetivo desse artigo é apresentar alguns exemplos das ações de sustentabilidade do Itaú Unibanco voltadas à minimização do consumo de papel e reciclagem. Os dados para compor este trabalho foram obtidos por meio de pesquisa na página institucional do banco e entrevista com o Gestor que atua na área. As ações implantadas nas unidades administrativas promoveram um aumento da eficiência do consumo de papel, resultando na redução de 11,6 toneladas, em 2011. O tema será aprofundado por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa a ser submetido ao Programa de Iniciação Cientifica da Universidade Anhembi Morumbi.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Economia de Papel, Iniciação Cientifica.
INTRODUÇÃO
Esta comunicação proporciona uma visão geral das ações de sustentabilidade voltadas à minimização do consumo e destinação adequada de resíduos gerados no setor bancário e tem como objetivo apresentar as ações do banco Itaú Unibanco para reduzir o volume de resíduos de papel, gerados nas suas unidades administrativas.
Sustentabilidade foi primeiramente definida pela norueguesa Gro Brundtland, em 1987, e significa desenvolver-se de forma a suprir as necessidades do presente, sem afetar as necessidades das futuras gerações (CABRERA, 2009).
A sustentabilidade, atualmente, é um termo usado pelas empresas, como referencial para a definição de ações e atividades humanas, diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico, sem agredir o meio ambiente. Buscou-se retratar como exemplo o banco Itaú Unibanco devido à importância das ações que promove para