Eletrica
Escrito por Newton C Braga Pela sua simplicidade, este circuito é muito mais uma idéia prática do que propriamente um projeto eletrônico avançado. De fato, utilizando lâmpadas neon comum é possível monitorar o nível de um reservatório de água à distância com facilidade e pouco custo. É o que veremos a seguir.
O acendimento em sequência das lâmpadas deste indicador depende do nível de água num reservatório. Com o reservatório cheio, todas as lâmpadas estão acesas, apagando gradualmente à medida que o reservatório se esvazia.
As lâmpadas são do tipo neon de baixíssimo consumo (cada uma exige menos de 0,001 W (1 mW) o que significa que, mesmo com todas permanentemente acesas o leitor não terá qualquer aumento sensível na sua conta de energia.
Outra vantagem do uso de lâmpadas de baixíssimo consumo é a possibilidade delas serem acionadas diretamente sem a necessidade de se usar sensores especiais.
O simples contacto da ponta de um fio com a água é suficiente para fazer acender a lâmpada neon.
Para os leitores que usam água de poço ou cisterna bombeada para caixas em níveis mais altos ou ainda que possuam duas ou mais caixas fazendo a transferência do líquido por meio de bombas, a possibilidade de se monitorar a qualquer instante o nível com um sistema simples de baixo custo é muito interessante. COMO FUNCIONA
As lâmpadas neon precisam de uma tensão da ordem de 80 volts para acender, mas uma vez acesas, elas não consomem praticamente nenhuma energia pois a corrente circulante pelo gás ionizado é extremamente baixa.
Assim, mesmo a corrente muito fraca que circula pela ponta de um fio descascado em contacto com a água de um reservatório é suficiente para acender este tipo de lâmpada.
O que fazemos neste projeto é posicionar cada sensor num nível diferente e ligar a ele uma lâmpada neon com um resistor para limitar a corrente a um valor seguro. Este resistor é muito importante para não se eletrificar a água