Eletrecidade
Campo elétrico
Para uma melhor compreensão, faremos uma comparação entre o campo elétrico e o campo gravitacional da Terra.
A massa M da Terra cria em torno de si um campo gravitacional . Um corpo de massa m próximo da Terra fica sujeito a uma força de atração gravitacional (a força peso) decorrente da ação de sobre m.
Vejamos:
Uma carga Q origina em torno de si um campo elétrico. Uma carga de prova q, colocada nessa região, fica sujeita à ação de uma força elétrica. Região influenciada pela presença da carga elétrica Q, não dependendo da presença da carga de prova q nesses pontos para a sua existência.
A carga de prova q é utilizada somente para a verificação da existência do campo elétrico num determinado ponto da região.
Portanto, podemos concluir que existe uma região de influência da carga Q onde qualquer carga de prova q, nela colocada, estará sob a ação de uma força de origem elétrica. Essa região é denominada campo elétrico.
TIPOS DE LINHA DE FORÇA
Linha de força ou linha de fluxo, geralmente no contexto do electromagnetismo, é a linha curva*, imaginária, cuja tangente dá a direcção do campo eléctrico num dado ponto. * (As linhas são geralmente curvas, mas não têm necessariamente de ser em todos os casos; por exemplo, num campo magnético ou elétrico uniforme, as linhas de campo são linhas retas e imaginárias paralelas umas às outras).
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um imã, Michael Faraday propôs o conceito de linhas de força. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo elétrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram a atuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço. * Uma tangente à linha de força em um determinado ponto indica a direção do vetor neste ponto. * O número de linhas