Eletrecidade aplicada i
Um CAPACITOR é um dispositivo elétrico formado por duas placas condutoras de metal separadas por um material isolante chamado DIELÉTRICO.
O capacitor armazena a carga elétrica no dielétrico. As duas placas do capacitor são eletricamente neutras uma vez que existem tantos prótons (carga positiva) quantos elétrons (carga negativa) em cada placa. Portanto, o capacitor não possui carga.
CAPACITÂNCIA
Eletricamente, a CAPACITÂNCIA é a capacidade de armazenamento de carga elétrica. A capacitância é igual à quantidade de carga que pode ser armazenada num capacitor dividida pela tensão aplicada às placas.
C = Q/V
onde: C =capacitância, F Q = quantidade de carga, Hz V =tensão, V
A equação pode ser reescrita na forma:
Q = CV V= Q/V
A unidade de capacitância é o farad (F). O farad é a capacitância que armazena um Coulomb de carga no dielétrico quando a tensão aplicada aos terminais do capacitor é de um volt.
A característica do dielétrico que descreve a sua capacidade de armazenar energia elétrica é chamada de constante dielétrica. Usa-se o ar como referência e lhe é atribuída uma constante dielétrica igual a1. Alguns outros exemplos de materiais dielétricos são o teflon, o papel, a mica, baquelite ou cerâmica. O papel, por exemplo, tem uma constante dielétrica média de 4, o que significa que ele pode fornecer uma densidade de fluxo elétrico quatro vezes maior que a do ar para uma tensão aplicada e para a mesma dimensão física.
A capacitância de um capacitor depende da área das placas condutoras, da separação entre as placas, e da constante dielétrica do material isolante. Para um capacitor com duas placas paralelas, a fórmula para se calcular a sua capacitância é.
C = kA/d(8,85 X 10-12)
onde: C = capacitância, F k =constante dielétrica do material isolante A=área da placa, m2 d= distância entre as placas, m
Para maioria dos