Elementos e Estrutura da Narrativa
Narrativa é o relato de um episódio, real ou fictício, ocorrido num determinado tempo e espaço, com personagens específicos. O texto narrativo apresenta uma estrutura: situação Inicial, complicação/desenvolvimento, clímax e desfecho. São elementos do texto narrativo: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
TEMA, ASSUNTO E MENSAGEM
Tema, assunto e mensagem dizem respeito à estória que é narrada. Não são elementos da narrativa, ou seja, não participam da estrutura da narrativa, mas sim da essência da estória. Por trás de toda estória narrada, é possível identificarmos um tema (sobre o que tratou a estória narrada?), um assunto (como a narrativa se desenvolve ou de que maneira o tema é abordado?) e uma mensagem (que conclusão ou ensinamento tirar-se-á ao final da narração?).
Tema é a ideia em torno da qual se desenvolve a história. Pode-se identificá-lo, pois corresponde a um substantivo (ou expressão substantiva) abstrato(a).
Assunto é a concretização do tema, isto é, como o tema aparece desenvolvido no enredo. Pode-se identificá-lo nos fatos da história e corresponde geralmente a um substantivo (ou expressão substantiva) concreto (a).
Mensagem é um pensamento ou conclusão que se pode depreender da história lida ou ouvida. Configura-se como uma frase.
ENREDO
Ao conjunto de acontecimentos que se sucedem de modo ordenado numa estória, dos quais participam as personagens, é dado o nome de ação, trama, intriga ou enredo
Duas são, portanto, as questões fundamentais a serem tratadas no estudo desse elemento narrativo: sua natureza ficcional (verossimilhança) e as partes que o compõem (estrutura).
Trata-se por verossimilhança a “lógica interna do enredo, que o torna verdadeiro para o leitor; é, pois, a essência do texto de ficção”. Mesmo que os acontecimentos sejam inventados, a estória deve transmitir ao ouvinte / leitor / espectador credibilidade.
Cada fato da história tem uma motivação (causa), nunca é