Síntese filme Mauá
Aluna:
Matrícula:
O filme acontece no século XIX, entre os anos de 1813 a 1889, retratando um período que a Revolução Industrial atingia seu auge. Neste momento o empreendedor gaúcho Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá, um empresário bem sucedido e que trouxe para o Brasil uma série de iniciativas modernizadoras para a economia brasileira. Mauá, um homem a frente de seu tempo, que tinha como fonte de realização a luta pela industrialização do Brasil, não imaginava que conquistaria aliados e inimigos como D. Pedro II.
Barão de Mauá era um homem conhecido pelas suas ideias liberais, era apaixonado pela ideologia industrial e comercial britânica, acreditando que além de crescer particularmente suas ideias, também elevaria o Brasil a um desenvolvimento jamais alcançado. Esse ideal de Mauá seria perfeito se o Brasil neste período não fosse completamente infértil para receber tal desenvolvimento, ou seja, um país escravista e agrário, porém com um grande potencial.
Mauá era um profissional perseverante, mesmo com um início sem força da Revolução Industrial no Brasil ele não desistiu e implantou novas indústrias e bancos obtendo bons resultados, como o aumento das taxas alfandegárias e a criação da Lei Euzébio Queiros de 1850, abolindo o tráfico negreiro, liberando capitais para outras atividades. A partir dessas conquistas, o Barão de Mauá que mantinha influência e posicionamento na economia brasileira, se viu perseguido e sofrendo represálias políticas, uma vez que o governo brasileiro era dirigido por D. Pedro II e que não fazia parte dos mesmos ideais liberais de Mauá, inicia-se ai, o processo de falência de Irineu Evangelista de Souza, seu império entrou em decadência.
Essa queda do Barão de Mauá trouxe consequências para todo o Brasil, já que ele era o único homem que detinha condições favoráveis para uma verdadeira Revolução Industrial no Brasil. Tempos depois, sem se deixar