elementos quimicos
Hidrogênio (H): é um elemento químico gasoso, inodoro e incolor, e pertence ao grupo dos metais alcalinos. É o elemento de menor número atômico (Z=1), e é o mais abundante no Universo, está presente no ar, na água e em todos os compostos orgânicos.
Hélio (He): é um elemento químico gasoso, inodoro, incolor, não metálico, e pertence ao grupo dos gases nobres. É o elemento que tem o ponto de ebulição mais baixo, e só pode ser solidificado com altas pressões. Possui número atômico 2 (Z=2).
Ferro (Fe): o ferro é um elemento metálico de transição, maleável, dúctil e prateado. Possui número atômico 26 (Z=26). Suas principais fontes são os minérios hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO(OH)nH2O), ilmenita (FeTiO3), siderita (FeCO3) e pirita (FeS2). No corpo humano, é encontrado cerca de 3 gramas de ferro, e a maior parte está na hemoglobina.
Oxigênio (O): é um elemento gasoso, incolor, inodoro, pertence ao grupo dos não-metais. Possui número atômico 8 (Z=8). Na costra terrestre, o oxigênio é o elemento mais abundante, e é vital para todos os organismos que possuem respiração aeróbica. Sua forma mais comum, é a diatômica: O2
Carbono (C): é um elemento que pertence ao grupo dos não-metais, com número atômico 6 (Z=6). É o único elemento capaz de formar muitos compostos, com cadeias e anéis apenas de átomos de carbono. Apresenta-se de três formas alotrópicas: grafite, diamante e fulereno.
Magnésio (Mg): é um elemento metálico, pertencente ao grupo dos Metais Alcalinos-terrosos, com número atômico 12 (Z=12). Pode ser encontrado em vários minerais, como magnesita (MgCO3), dolomita (MgCO3 . CaCO3) e carnalita (MgCl2 . KCl . 6 H2O). É um elemento essencial para os organismos vivos, e está presente na água e no ar.
Alumínio (Al): é um elemento metálico, brilhante, prateado, e faz parte do grupo dos metais. Possui número atômico 13 (Z=13). O alumínio quando puro é mole e dúctil. Muitas ligas