Elementos que compõem a fotografia publicitária
Camila Carvalho de Melo
Universidade de Caxias do Sul
_______________________________________________________________
A fotografia está presente na publicidade nos dias atuais de forma muito constante, visto que a mensagem publicitaria é composta por imagens, e visa a rápida compreensão do público que a recebe. Assim, a fotografia torna-se a maneira mais eficaz de compor uma mensagem, devido a sua fidelidade ao que chamamos de real.
Nas mensagens que diariamente recebemos através dos meios de comunicação, muitas vezes não nos damos conta de elementos importantes que compõem um anúncio para que ele seja mais eficaz. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar aos apreciadores e estudantes de comunicação quais são e como esses elementos se relacionam com a mensagem.
Para começar, é necessário entender que o termo imagem aqui é compreendido como “algo que se assemelha a outra coisa” (JOLY, 2002, p.38), e se ela se assemelha, quer dizer que ela representa outra coisa, seja ela uma imagem concreta (aquela que enxergamos) ou mental (que imaginamos).
Assim, a “fotografia, o vídeo, o filme são considerados imagens perfeitamente semelhantes, ícones¹ puros, ainda mais confiáveis porque são registros (...) feitos a partir de ondas emitidas pelas próprias coisas.” (JOLY, 2002, p.40)
Assim, a imagem na publicidade é passível de análises, interpretações e motivos que nos levam a compreender sua função na sociedade e sua intenção para com o público. Por ser essencialmente comunicativa, ela está repleta de elementos dispostos intencionalmente, que é o que vamos ver a partir de agora. Como exemplo de imagem, iremos utilizar uma publicidade de duas páginas inteiras das roupas Marlboro Classics, publicada em um número de outubro de 1990 do semanário Le Nouvell Observatur, extraída do livro “Uma introdução à análise da imagem”, de Martine Joly, utilizado como base para a o desenvolvimento desse artigo.