Óleo de cozinha na fabricação do sabão
Instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o óleo de cozinha com a produção de: resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.
=> História do sabão:
Antes do sabão ser criado, as pessoas lavavam as roupas com a urina humana, pois contém amônia, atualmente, importante componente para a fabricação de alvejantes. Por volta de 23-79 d.C, Plínio um historiador da época, registrou o método de obtenção do sabão, tanto do duro quanto do mole. Esse processo é uma das mais antigas reações químicas. Acreditam que sua origem foi a partir da prática de se ferver gordura animal contaminada com cinzas, uma espécie de coalho se formava durante o processo dando origem ao sabão.
=> Nome da reação:
Hidrólise básica/ Saponificação (óleo ou gordura + base -> glicerol + sabão)
=> Atuação de sabões na limpeza:
O sabão é usada na limpeza por possuir uma extremidade polar e outra apolar, onde a extremidade polar interage com a água e a apolar com o óleo.
=> Impacto ambiental dos sabões:
O sabão se mal despejado pode ocasionar, a morte de várias espécies,se no mar; o aumento da emissão do gás metano, em processo de decomposição agravando o efeito estufa; e se o sabão acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos, e a formação de espuma pode interferir nas cadeias tróficas do local afetado. Pode ocorrer também danos nas estações de tratamento: Dificultando a retirada de gorduras nos flutuadores; Interferindo na decantação de partículas; e limitação na utilização dos lodos como