Aula
Prof. Marcelo Prada – Conceito e Processos em Publicidade e Propaganda
Podemos definir atualmente uma agência de publicidade como uma organização comercial independente, composta por setores técnicos e criativos, com o objetivo de idealizar e produzir a publicidade identificando os meios e veículos de comunicação que mais caracterizam os clientes das empresas anunciantes.
Hoje, as grandes características de uma agência de publicidade são:
criar mensagens publicitárias que irão divulgar os produtos, serviços e/ou marcas das empresas anunciantes, tendo como princípio exaltar os fatores positivos e maquiar (evitar) a exibição dos pontos negativos. Isso não se trata de desonestidade e sim, uma maneira de mostrar ao público um lado mais atraente; produzir e materializar as ideias propostas e aprovadas; exercer a função de estabelecer um canal entre uma empresa anunciante, uma empresa meio
(veículos de comunicação) com o intuito de atingir o consumidor final.
Não podemos esquecer que a publicidade é uma ação de persuasão, não de vendas. Ela deve atrair a atenção do consumidor para a existência das marcas de empresas, assim como seus respectivos produtos e serviços. Tem que ser bonita, despertar o desejo e, aí sim, a vontade de comprar.
Para que o ato da compra de determinado produto ou serviço se concretize, outras variáveis de marketing deverão fazer sua parte, como por exemplo, preço e distribuição. Como as agências de publicidade passam por um processo de transformação que teve início na década de
90, o pensamento agora é aumentar a gama de serviços oferecidos, reestruturando-se para atender os novos segmentos assumindo o papel de agência de comunicação. Com este intuito, a nova agência pode auxiliar no planejamento e na implementação do composto de comunicação em um esforço integrado com a organização e continuar construindo a imagem de parceiras do anunciante.
Há, no