Metodologia cientifica
A elaboração deste trabalho tem como objetivo principal guiar professores da Língua Portuguesa como ensinar leitura e escrita na Educação Infantil. As informações contidas nesse material nos esclarecerão o que precisa ser ensinado, o que precisa ser mudado, que métodos a ser utilizados. Não se trata de aumentar o conhecimento de ninguém, trata-se de provocar reflexões e obter o melhor que existe em cada professor. Este trabalho acadêmico obedece às normas de formatação da ABNT.
1. LEITURA E ESCRITA NO ENSINO INFANTIL
1.1 A Leitura e seu Aprimoramento
A leitura é tão significativa que nos motiva ao aprendizado logo nos primeiros anos de nossas vidas. Sem a leitura o avanço no conhecimento científico torna-se impossível, pois nos detemos ao discurso dos outros.
Podemos afirmar que a leitura constitui um fator decisivo, porque, através dela, temos a oportunidade de ampliar e aprofundar os estudos, viso que os textos formam uma fonte praticamente inesgotável de conhecimentos.
Conforme Galliano (1986-70), “não basta ser alfabetizado para realmente saber ler. Há leitores que deixam os olhos passarem pelas palavras, enquanto sua mente voa por esferas distantes. Esses lêem apenas com os olhos. Só percebem que não leram quando chegam ao fim de uma página, um capítulo ou um livro. Então devem recomeçar tudo de novo porque de fato não aprenderam a ler. É preciso ler, mais também é preciso saber ler. Não adianta orgulha-se que leu um livro rapidamente em algumas dezenas de minutos, se ao terminar a leitura é incapaz de dizer sobre o que acabou de ler”.
Normalmente existem duas espécies de leitura: uma praticada por cultural geral ou entendimento desinteressado, que ocorre quando você lê uma revista ou um jornal; e outra que requer atenção especial e profunda concentração mental, realizada por necessidade de saber, como por exemplo, quando