elementos que compoem um trabalho teologia
-Religião é composta por crenças e ritos que as fazem as pessoas acreditarem e fazerem praticas para expressar sua fé.
- A consciência coletiva difere da consciência subjetiva, que representa nossa personalidade individual e a constitui; a primeira representa o tipo coletivo, e, por conseguinte, a sociedade sem a qual o indivíduo não existiria.
- Um das características mais importantes da solidariedade mecânica é a ligação direta do indivíduo com a sociedade isto é, os objetos coletivos são sempre os mesmos, produzem sempre os mesmos efeitos
-direito repressivo é uma característica de sociedades “primitivas”, sendo que, podemos encontrar, em muitos casos, aplicações do direito repressivo em sociedades modernas, um forte exemplo são as penas de morte
-Solidariedade Orgânica – Direito Restitutivo. Distinção que devemos estabelecer entre a solidariedade mecânica e a orgânica é relacionada à interação do indivíduo com o grupo social. Na primeira, o indivíduo é uma “coisa”. “Nas sociedades em que esta solidariedade é muito desenvolvida, o indivíduo não se pertence.
-os membros integrantes dessas sociedades não podem mover-se independentemente, fora do corpo social, não possuem movimentos próprios. “É por isso que propomos chamar de mecânica essa espécie de solidariedade.
-A divisão do trabalho social tem por finalidade tornar a civilização possível, a união sexual é uma dessas finalidades. “Com efeito, o homem e a mulher isolados um do outro não passam de partes diferentes de um mesmo todo concreto, que eles reformulam pela união”.
RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E RELIGIÃO
Leva em consideração que a sociedade é compostas por varias regras e conceitos , nesse ponto visando a religião que temos que levar em fé e como centro de tudo o Deus tendo assim aparecendo os meios restritivos que nos leva a modificar nosso modo de ser por razão da crença, e nesse ponto a sociedade nos leva a restringir atos por estar no meio de um grupo.