M Dulo 2 Teologia Do NT 1
Anderson Ribeiro
Diretor – Valdir Carlos Zortéia
Igreja do Evangelho Quadrangular
Instituto Teológico Quadrangular – Região 639 Florianópolis Ilha
Módulo 2 – Teologia do Novo Testamento – 28/05/14
RESUMO
Este trabalho proporcionará uma visão à tendência de enxergar no Novo Testamento uma diversidade que seja reconciliável. Pois, mostra-se a existência de uma teologia neotestamentária com base nos diversos testemunhos que são encontrados nos livros do Novo Testamento. E dessa forma, a partir da análise individual dos documentos que compõem o Novo Testamento, foi construindo ao longo da história uma síntese dessa teologia, provando assim um tema: vários testemunhos, mas um só Evangelho.
1 INTRODUÇÃO
Uma teologia do Novo Testamento não traduz necessariamente sempre em termos usados pelos autores neotestamentários, mas está implícita no que escreveram, pois o que eles dizem sempre tem por base sua compreensão dos caminhos de Deus.
2 DESENVOLVIMENTO
Vamos observar de forma breve o teólogo Heikki Räisänen, onde defende que o Novo Testamento não pode ser considerado objeto de estudo, pelas seguintes causas: I) História e Teologia não devem se misturar. II) O material do Novo Testamento restringe a escrita de um relatório histórico sobre a religião dos primeiros cristãos. III) Um estudo sobre os documentos do Novo Testamento se limita à uma limitação artificialmente imposta. IV) Existe grande contradição entre os documentos do Novo Testamento, de tal maneira que seria impossível basear-se apenas nele para extrair uma única teologia. Logo, a resposta mais simples e convincente a Räisänen poderia ser que nos últimos anos, nada menos do que dez grandes obras escritas por acadêmicos do Novo Testamento surgiram com altíssima competência e ligados a vertentes teológicas bastante distintas. É muito difícil acreditar na idéia de que todos eles estejam unidos em torno de algo basicamente ilegítimo, sendo