Elementos mórficos
As palavras são formadas por elementos mórficos. São eles: ▪ raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos; ▪ afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação do radical; ▪ vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação.
Raiz:
Radical: é o elemento básico e significativo das palavras. Acha-se o radical separando a palavra de seus elementos secundários (quando houver): Ex.: CERT-o, CERT-eza, in-CERT-eza, PERFUM-e, PERFUM-ado.
Tema: é o radical acrescido de uma vogal (chamada vogal temática)
Afixos: são elementos secundários – geralmente sem vida própria – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Chamam-se prefixos, quando antepõem o radical e sufixos, quando vêm depois do radical.
Desinências: elementos terminais indicativos das flexões das palavras. São: - nominais: indicam flexões de gênero – masculino e feminino – e de número – singular e plural – dos nomes. Ex.: menin-o-s
- verbais: indicam flexões de número e pessoa e de modo e tempo dos verbos. Ex.: am-o – a desinência –o é número-pessoal porque indica que o verbo está na 1ª pessoa do singular . ama-va – o –va é desinência modo-temporal porque está caracterizando uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, na 1ª conjugação.
Vogal temática: elemento que, acrescido ao radical, forma o tema de nomes e verbos. -a-, para os verbos da 1ª conjugação – fum-a-r; -e-, para os da 2ª – dev-e-r; -i-, pra os da 3ª – part-i-r.
Vogais e consoantes de ligação: são fonemas que se inserem entre elementos mórficos para facilitar a pronúncia de tais palavras.
Ex.: cafe-t-eira, pe-z-inho, rat-i-cida,