Elementos essenciais ao nosso corpo
- Proteínas: São elementos essenciais à manutenção e crescimento da estrutura do corpo humano. Embora as dietas vegetarianas apresentem menores níveis de proteínas, isto na verdade pode ser um benefício, pois a ingestão deste nutriente em demasia tem sido relacionada a algumas doenças, como a osteoporose. Em verdade, para além do que se pode dizer na teoria, a prática nos demonstra que não é nada difícil obter a adequada ingestão de proteínas em uma dieta vegetariana bem variada. Fontes - Ovos, laticínios, castanhas, leguminosas (amendoim, feijões, ervilha, soja, etc.) e cereais (trigo, milho, arroz, centeio, etc.). RDA* (20 - 50 anos) - 1 grama para cada quilo do peso do indivíduo. Exemplo: um homem adulto pesando 70 quilos deve consumir cerca de 70 gramas a cada dia. * sigla para Recommended Dietary Allowances (Ingestão Diária Recomendada, em português)
- Ferro: A carência de ferro pode causar anemia. No entanto, é importante aqui ressaltar que não se observa uma maior taxa de anemia por deficiência deste nutriente entre os vegetarianos. O ferro proveniente dos alimentos de origem vegetal é consideravelmente melhor absorvido quando ingerido numa refeição rica em vitamina C, com batatas e suco de frutas, por exemplo. Vale lembrar que existem hoje nas prateleiras dos supermercados diversos produtos enriquecidos com ferro. Fontes - Amêndoas, castanhas, gema de ovo, leguminosas e hortaliças de folhas escuras (brócolos, repolho, couve e espinafre, etc.). RDA (20 - 50 anos) - Para os homens: 10 mg. A perda de sangue ocasionada pela menstruação aumenta a necessidade deste nutriente nas mulheres para 15 mg ao dia.
- Cálcio: A principal função deste mineral no organismo humano é a de construir ossos e dentes. Deve-se destacar que vegetarianos estritos possuem menores necessidades de ingestão deste nutriente, pois dietas mais alcalinas e com índices de proteína mais baixos possuem o efeito de