Elementos Elásticos - Mola
Molas
Peças fixadas entre si com elementos elásticos podem ser deslocadas sem sofrerem alterações. Assim, as molas são muito usadas como componentes de fixação elástica. Elas sofrem deformação quando recebem a ação de alguma força, mas voltam ao estado normal, ou seja, ao repouso, repouso quando a força pára.
As uniões elásticas são usadas para amortecer choques, reduzir ou absorver AULA vibrações e para tornar possível o retorno de um componente mecânico à sua posição primitiva. Com certeza, você conhece muitos casos em que se empregam molas como, por exemplo, estofamentos, fechaduras, válvulas de descarga, suspensão de automóvel, relógios, brinquedos.
Formas de uso
As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuição de cargas, limitação de vazão, preservação de junções ou contatos.
Armazenamento de energia
Nesse caso, as molas são utilizadas para acionar mecanismos de relógios, de brinquedos, de retrocesso das válvulas de descarga e aparelhos de controle
Amortecimento de choques
As molas amortecem choques em suspensão e pára-choques de veículos, em acoplamento de eixos e na proteção de instrumentos delicados ou sensíveis.
Limitação de vazão
As molas regulam a vazão de água em válvulas e registros e a vazão de gás em bujões ou outros recipientes.
Distribuição de cargas as molas distribuem cargas em estofamentos de poltronas, colchões,estrados de camas e veículos em que, por meios de molas, a carga pode ser distribuídas pelas rodas.
Preservação de junções ou contatos
Nesse caso, a função das molas é a de preservar peças articuladas, alavancas de contato, vedações, etc. que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes.
Ainda, as molas têm a função especial de manter o carvão de um coletor sob
pressão.