Elementos do cilindro
O cilindro é composto por duas bases, com a forma circular de raio (r), altura (h) e geratriz (medida da lateral do cilindro). No cilindro circular reto, a geratriz forma com a base um ângulo de 90º e possui a mesma medida da altura (h). No cilindro oblíquo, as medidas da altura (h) e da geratriz são diferentes.
Cilindro oblíquo Cilindro circular reto
Classificação
Um cilindro é classificado segundo o ângulo formado pela geratriz com os planos das bases:
- Reto: geratriz perpendicular às bases e igual à altura;
- Oblíquo: todo cilindro que não é reto.
O cilindro reto é também chamado cilindro de revolução, pois pode ser obtido pela rotação de um retângulo em torno de um de seus lados.
Se o cilindro tem um raio r e uma altura h concluímos que
Área e volume
O seu volume é :
A área da sua base é :
Sua área lateral é :
E sua área total é :
Ou ainda :
Ou ainda :
Em matemática, um cilindro é o objeto tridimensional1 gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto redondo, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
A reunião de todos esses segmentos de reta é um sólido chamado de Cilindro Circular. Há outros tipos de cilindros, porém trataremos apenas dos cilindros circulares.
Cilindro Circular: Elementos
BASES: são os círculos de centro O e O’ de raios de medida r; EIXO: é a reta O’ que passa pelo centro das bases; ALTURA: é à distância h, entre os planos que contêm as bases; GERATRIZ: é todo segmento de reta paralelo à reta O’ (eixo) e os extremos são pontos pertencentes às circunferências das bases;
ÁREA LATERAL (AL): a área da superfície obtida pala reunião de todas as geratrizes;
ÁREA TOTAL (AT): a soma da área lateral com as áreas da base.
Cilindro: Classificação
Um cilindro pode ser: circular oblíquo: quando as geratrizes são oblíquas aos