Elementos de textualidade
O exemplo de coesão no filme é a seqüência de ações dos personagens, bem como seus gestos que nos mostram claramente que o grande objetivo do filme é mostrar o quão importante é o fogo para o grupo de hominídeos, e essa busca pelo fogo mostrando seu motivo, o seu como conquistar e sua conquista através de imagens formam a coesão do texto-filmico.
Coerência: Um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. Se o receptor de um texto não conhecer bem a língua que lhe deu forma, bem como a realidade de que ele fala, com toda certeza irá classificá-lo como incoerente. A coerência textual depende também das inferências, da intertextualidade, dos fatores pragmáticos e interacionais (tipos de atos de fala na interação, contexto de situação, intenção comunicativa).
O exemplo de coerência no filme está na linguagem não verbal, a maior parte da comunicação mostrada no filme é a que se dá através dos gestos, como não existe uma verbalização definida, o grupo de hominídeos comunica-se gestualizando suas idéias. Como os gestos são de comum entendimento pra quem os vê entendemos normalmente o que querem dizer, são gestos coerentes a nós.
Intencionalidade:A intencionalidade revela o esforço feito pelo produtor para estabelecer um discurso coerente e coeso a fim de cumprir o seu objetivo comunicativo em função do receptor, determina como deve ser produzido o texto.
O exemplo de intencionalidade no texto é a clara demonstração de que o