Elementos de máquina
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALUNOS: GABRIELA CHIANCA DE BRITO FREITAS – 10811156
JULIUS CORDEIRO CAMPOS - 10621153
TRABALHO DE SELEÇÃO DE ROLAMENTO
João Pessoa, 18 de novembro
1. Introdução
Este trabalho é baseado no problema 13.17 do livro do Shigley, 8ª edição, e tem o objetivo de dimensionar o diâmetro do eixo que passa pelas engrenagens 3 e 4. A partir do diâmetro, calculou-se o tipo de rolamento necessário para o sistema. Para chegar a estes resultados é necessário saber a potência (Pot) que o sistema suporta, a rotação do pinhão (n), o ângulo de pressão normal (Φn), o número de dentes (N), o ângulo de hélice (Ψ), o passo normal (Pn) e o passo transversal (Pt). De posse destes dados o problema é iniciado com o desenho do diagrama em três dimensões para melhor visualização do sistema.
Dados
Potencia: 15Kw 20.12 hp n: 2500 rpm
Posição da engrenagem 2: 270°
- DIAGRAMA 3D:
2. Desenvolvimento
O nosso problema inicial é conseguir projetar um grupo de elementos, como diâmetro e tipo de rolamento, os quais serão calculados e assim projetados para receber uma carga e ter uma vida satisfatória quando operado sob essas condições específicas.
O problema é baseado em um sistema de engrenagens helicoidais e cônicas, que transmitem forças entre elas. Os mancais os quais estamos interessados em calcular os rolamentos são o C e D, ou seja, temos que encontrar as forças que atuam sobre eles e o diâmetro desses mancais para que assim possamos escolher o rolamento.
Começaremos com o calculo das forças que atuam nos mancais, esse calculo deve ser feito a partir das forças que as engrenagens fazem no eixo. Essas forças serão calculadas pelo somatório dos momentos. Como sabemos a fórmula do momento é dada por , onde F é a força atuante e d a distancia entre a força e o ponto do momento.
2.1) Calculo dos diâmetros:
O primeiro passo então é