historia do brasil
Política de café com leite: revezamento de pessoas de SP e Minas na Presidência. Garantia aos proprietários de terra o domínio político do país.
Coronéis : grandes proprietários que mantinham laços de dependência com os trabalhadores de suas fazendas, então eram patrões e senhores políticos. Conseguia que as pessoas votassem em quem ele quisesse por troca de favores.
- o voto era aberto
- voto de cabresto : forçado
- voto fraudado pela Comissão Verificadora
Política dos governadores : o presidente apoia as oligarquias dos estados e em troca, os fazendeiros garantem que as eleições para o Congresso tenham candidatos que apoiam o governo federal.
Prudente de Morais : incentivou a industrialização por meio de concessão de financiamentos governamentais para a importação de máquinas. Além disso, criou taxas alfandegárias que dificultaram a entrada dos manufaturados estrangeiros similares aos produzidos internamente.
Campos Sales : amplamente apoiado pelas potencias industrializadas, suspendeu o auxilio á industria. Nossas portas foram abertas para a livre entrada de manufaturados estrangeiros.
Funding – loan : medida de Campos Sales que visava facilitar os empréstimos e pagamentos das dívidas com a Inglaterra.
Rodrigues Alves : teve início a política de valorização do café ( governo compra o café que não é vendido)
Campanha civilista : Afonso Pena morreu antes do fim de seu mandato. Assume o vice, Nilo Peçanha. Sucessão : rompimento da aliança MG – SP. SP lança Rui Barbosa e MG lança Hermes de Fonseca. Rui Barbosa com a campanha civilista ( moralizar a eleição ) é apoiado pelos centros urbanos. Hermes da Fonseca, apoiado pelas oligarquias, vence.
Capítulo 10
Muitas revoltas nos primeiros anos da república, todas contra as oligarquias e as estruturas onde a República Velha se apoiava
Movimentos tenentistas : recebeu o nome pois a maioria dos militares que se revoltaram eram tenentes
Os 18 do Forte de