Elementos de liga Alfagêneos e Gamagêneos, Martensita
E GAMAGÊNEOS, MARTENSITA
PARA SOLICITAÇÕES DE IMPACTO
E INFLUÊNCIA DO MANGANÊS.
João Henrique Santos Souza 201302140041
Marcio Leonardo Silva da Silva 201302140059
UFPA
2014
• Revisão sobre martensita.
A martensita é uma fase ou microconsituinte das ligas de ferro carbono quando austenizadas e resfriadas rapidamente (têmpera).
Sua elevada dureza se deve ao rápido resfriamento que impede a difusão do carbono permanecendo este como impurezas interticiais, isso ocasiona altas tensões internas no material, elevada dureza e baixa tenacidade. O revenimento é um tratamento térmico que alivia as tensões internas da martensita melhorando sua tenacidade.
Figura 1
Figura 2
Figura 1 - Célula unitária tetragonal de corpo centrado (martensita) com sítios intersticiais assinalados.
Figura 2 – Gráfico isotérmico da martensita e revenimento posterior.
• Elementos de liga Alfagêneos e Gamagêneos.
No ferro puro, como visto anteriormente, as transformações alotrópicas δ↔γ (ferro delta para gama) denominada A4 e γ↔α (austenita para ferrita) denominada A3, ocorrem a temperaturas constantes, em torno de
1400ºC e 910ºC, respectivamente.
Quando um segundo elemento entra em solução com o ferro, cada uma dessas transformações passa a ocorrer em certo intervalo de temperatura. Dependendo do elemento de liga são observados dois comportamentos no gráfico ferro x carboneto de ferro.
Quando adicionados elementos Mn, Ni e Co eleva-se a temperatura de transformação A4 e reduzir a A3, ampliando o domínio de existência da fase γ; tais solutos são denominados estabilizadores de austenita ou gamagêneos ou austenitizantes.
Quando adicionados os elementos Si, Cr, W, Mo, P, V, Ti, Be, Sn, Sb,
As e Al Abaixar a transformação A4 e elevar a transformação A3, ampliando o campo de existência da ferrita; tais solutos são denominados estabilizadores de ferrita ou alfagêneos ou ferritizantes.
• Modificações no gráfico ferro x