Elementos da narrativa
A ambientação, o conjunto de elementos que compõem, por exemplo, o quarto, a sal, a rua, o bar, a montanha, a floresta, a escola, a cidade, o sertão etc., constitui o espaço narrativo. Ou seja, o lugar onde se movem as personagens. Existe também o espaço psicológico, que é o espaço interior, o universo da nossa vivência subjetiva, pessoal, cheio de sonhos e desejos que predominam nas narrativas intimistas.
Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
Embora se diga que o conto popular ocorre "fora do tempo e do espaço", a verdade é que todas as ações precisam forçosamente de ocorrer em algum lado - o espaço. Ora, quando se fala de espaço, numa narrativa, não nos referimos unicamente ao local, propriamente dito, onde a ação está a decorrer, mas sim a uma diversidade de espaços, no sentido mais lato da palavra. Podem-se falar de três tipos de espaços principais:
Espaço Físico ou Espaço Geográfico
Menciona o local, ou locais, onde a ação se desenrola.
Quando o local em questão é um espaço amplo e definido em termos geográficos (país, região, oceano, etc.) prefere-se o termo espaço geográfico.
Num texto, o espaço físico é normalmente indicado através de referências físicas, que podem ou não ser ambíguas.
Pode ser ainda mais especificado de acordo com os seguintes binômios:
Interior ou exterior
Fechado ou aberto
Privado ou público
Espaço social (ambiente)
Caracteriza o meio social, econômico, ideológico e cultural em que as personagens se inserem.
Definem as classes e grupos sociais das personagens através das suas mentalidades, costumes, crenças, valores, tradições e posição na sociedade.
Embora muito próximos e geralmente, apresentados no texto através de indicações em comum ou relacionados entre si, o termo espaço social refere especificamente o ambiente social e financeiro, enquanto que o termo espaço cultural refere especificamente o ambiente cultural.
Espaço Psicológico
Caracteriza o modo