DISLEXIA Blog Martha 1
Profªs Especialistas
Cristiane Alves Pereira dos Santos
Marcia Pavani Zilotti
Introdução
Dislexia é:
Transtorno manifestado na aprendizagem da leitura, independente de instrução convencional, inteligência adequada e oportunidade sociocultural.
Leitura é:
Interpretação de qualquer sinal que, chegando aos orgãos dos sentidos, conduza o pensamento a outra situação além dele próprio.
DEFINIÇÃO
DIS = DISTURBIO
LEXIA = LINGUAGEM (grego)
= LEITURA ( latim)
Não é uma doença, é um distúrbio de aprendizagem,ou seja, dificuldade de ler e escrever. Ela é congênita e hereditária.
Dislexia Distúrbio de Linguagem
Origem é neurobiológica
Caracterizada pela dificuldade no reconhecimento e fluência na decodificação e soletração.
Um distúrbio específico de aprendizagem
ABD Associação Brasileira de Dislexia
É um distúrbio na aprendizagem na área da leitura , escrita e soletração, diagnosticada no inicio do processo de alfabetização.
De acordo com as estatísticas, de 10% a 15% da população mundial é disléxica. No Brasil, dados da ABD - Associação Brasileira de Dislexia indicam que, em média, 40% dos casos diagnosticados na faixa mais crítica, entre 10 e 12 anos, são de grau severo, 40% são de grau moderado e 20% de grau leve.1
Segundo as estatísticas de diagnósticos, atuais, realizados pelo CAE - Centro de Avaliação e Encaminhamento da ABD, referente ao período de Janeiro a Dezembro de 2008, 906 pacientes (gráfico 1) foram avaliados e a procura pelo diagnóstico da ABD é maior entre os homens e, principalmente, essa procura ocorre entre crianças de 5 a 16 anos de idade (gráfico 2). 2
Veja gráficos 1 e 2.
Gráfico 1
Gráfico 2
Conforme se pode verificar no gráfico 3, diante das pesquisas realizados pelo CAE, obteve-se 534 diagnósticos de pessoas com dislexia, 300 que não portavam dislexia, 64 crianças de risco (são aquelas de 05 até 08 anos que não estão alfabetizadas) e 8 sem dificuldade.
Gráfico 3
Também pode-se observar nos gráficos abaixo, que a