Elementos da dança
O objetivo desse tópico é que o aluno conheça e perceba a existência dos elementos forma, espaço e tempo em uma composição coreográfica ou em um exercício de palco, no caso da pantomima ou da dramatização. Conhecer essas características possibilita ao aluno fazer novos arranjos, explorar o espaço e buscar novas formas de linguagem. Esses são alguns elementos básicos presentes, não só em todas as modalidades de dança, como também nas demais formas de se movimentar.
A forma ou estrutura é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no espaço. Entretanto, essa ação não é vazia, pois possui um conteúdo ou significado, que deverá ser compreendido pelos seus pares. Ela reflete a ação externa e perceptível de uma intenção subjetiva, através da constante e infinita movimentação que o corpo pode realizar. Alguns fatores integram a forma e poderão ser explorados pelo professor:
a) variedade: forma externa e visível de um movimento. Multiplicidade dos movimentos, visando a ações diversificadas. Esses poderão ser repetitivos ou variados.
b) contraste: traduz o inesperado, a surpresa, e está proporcionalmente associado à dinâmica do movimento.
c) equilíbrio: estático ou dinâmico.
d) seqüência: sucessão de movimentos interligados, porém independentes entre si que se seguem.
e) repetição: número de vezes que um movimento ou uma seqüência de movimentos pode acontecer.
f) harmonia: disposição ordenada dos elementos que compõem um movimento. Possui características de regularidade, coerência e proporcionalidade.
g) clímax: é uma ação inesperada, surpreendente, ou o grau máximo da progressão dessa ação, que pode isolada, associada ou conseqüente de outra.
Quando o aluno incorpora e assimila esses conceitos, ele se sente encorajado a buscar e a descobrir novas formas de se expressar.
Já o espaço refere se ao todo do contexto onde a ação acontece e não apenas àquela dimensão restrita ao piso que nos serve de apoio. O espaço possui volume e