Elementos da comunicação
EMISSOR: Alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
RECEPTOR: A quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo. CÓDIGO: A maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e receptor.
MEIO/CANAL: Meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo: ondas sonoras - no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre o emissor e o receptor.
MENSAGEM: É o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
CONTEXTO: Situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o emissor da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.
Funções da Linguagem
REFERENCIAL: Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
Exemplo:
EMOTIVA: Também chamada de função expressiva, passa para o texto, marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações. Na função emotiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O produtor mostra que está presente no texto mostrando aos olhos de todos seus pensamentos.
Exemplo:
CONATIVIDADE: É quando a mensagem do texto busca seduzir, envolver o leitor levando-o adotar um determinado comportamento. Na função conativa a presença do receptor está marcada sempre por