Resistores e Cores
Objetivos:
• Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores.
• Determinar a máxima potência dissipada pelo resistor através de suas dimensões físicas.
Introdução teórica:
Os corpos possuem a capacidade de se ‘opor’ à passagem de corrente elétrica quando é submetido por uma diferença de potencial (ddp). Assim defini-se a resistência elétrica (R), que pode variar de acordo com a natureza do material, cuja unidade no SI é o ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm.
Quando se aplica uma tensão (U) em um condutor qualquer, nele se estabelece uma corrente elétrica de intensidade ‘i. Na maior parte dos condutores essas duas grandezas são proporcionais. Quando esta proporcionalidade é mantida de forma linear, chamamos o condutor de ôhmico, tendo seu valor dado por:
Segundo a 1ª Lei de Ohm, sendo R constante, ‘para condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão (ddp) aplicada em seus terminais’.
Como a resistência se apresenta como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão, há seu oposto, a Condutância elétrica (G), tida como a facilidade da mesma, de unidade no SI Siemens (S).
Medição de resistores
Compreende-se por resistores elementos de circuitos elétricos que possuem ‘resistência’ ao fluxo de corrente elétrica e convertem energia elétrica em térmica, conhecido por efeito joule. O efeito joule pode ser entendido a partir dos incontáveis choques entre elétrons que podem ser notados nos aquecedores em geral, como chuveiros elétricos e ferro de passar roupa.
No resistor esse efeito se dá, pois quando o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica ocorrem choques entre os elétrons, o que acarreta o aumento da temperatura do resistor que pode danificá-lo caso não haja a troca dessa energia (calor) com o meio ambiente. Sendo um dos