Elementos construtivos
ALVENARIA - É o conjunto dos elementos aplicados na composição de muros, paredes ou alicerces: alvenaria de tijolo, de pedra, etc.
BANDEIRA – Caixilho fixo ou móvel, situado na parte superior de portas ou janelas, que favorece a iluminação e/ou ventilação dos ambientes.
CAIXA DE ESCADA - Nas construções, o espaço vertical destinado à escada.
DECLIVE – Quando o terreno se apresenta em descida em relação à rua; ladeira vista de cima para baixo.
ELEMENTO VAZADO - Peça produzida em qualquer material, dotada de aberturas que possibilitam a passagem de ar e luz. Comum e muros e paredes ou mesmo fechadas.
FACHADA – Nome de casa face de uma construção. A de frente é denominada fachada principal, e as demais: fachada posterior ou fachada lateral.
FOLHA – Asa de dobradiça; cada parte de portas ou janelas que necessita de dobradiças para se mover.
FUNDAÇÃO – O mesmo que alicerce.
MEIO-TIJOLO – Parede de espessura correspondente à largura de um tijolo assentado pelo comprimento.
Patamar: plano horizontal, bem maior que os pisos, colocado entre os lances. PIVOTANTE – Porta ou janela com movimento giratório vertical, que abre para fora e/ou para dentro.
QUIOSQUE – Pequeno elemento em madeira, geralmente com cobertura em fibras naturais, ideal para a composição de jardins e áreas de lazer.
SOLEIRA – Pequeno degrau que assinala o vão das portas.
TERÇA – Viga em madeira cuja função é sustentar os caibros do telhado.
TIRANTE – Viga horizontal das tesouras que concentra os esforços de tração; barra de ferro que absorve os empuxos laterais de paredes ou abóbadas impedindo que desmoronem.
TRELIÇA – Rede metálica para proteção; armação de ripas de madeira cruzadas que atua como divisória ou como suporte para espécies vegetais.
UM TIJOLO – Parede de espessura correspondente ao comprimento de um tijolo assentado no sentido da largura. Usado normalmente em paredes externas.
VERGA – Viga sobre portas ou