Elementos Construtivos - Novas Tecnologias
O seguinte trabalho se insere no ramo da construção civil, focando buscar praticidade e economia que as novas tecnologias trazem, inserindo um contexto de novas ideias para a vida das pessoas que cada vez mais sabem sobre a importância de uma vida sustentável, mas não sabem por onde começar para tornar a sustentabilidade real. O projeto oi desenvolvido visando a diminuição do consumo de água e energia elétrica, aproveitando os recursos naturais sem degradar a natureza, além de elementos que trazem conforto e praticidade para o dia a dia e que são novos e pouco explorados.
1.1. Objetivo
Desenvolver o projeto de uma casa contendo novas tecnologias no ramo das edificações, visando uma construção sustentável que, por consequência, cause menos impacto ambiental.
2. LIGHT STEEL FRAMING
O Light Steel Framing faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável. É um sistema construtivo industrializado e racional. Este sistema é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, e no Brasil aos poucos vai sendo utilizado, devido às diversas vantagens que oferece.
O sistema construtivo Steel Frame, já é bem conhecido quando se trata de ambientes interiores como residências, escritórios, industrias, repartições públicas, entre outros, que neste caso, é conhecido como drywall. Atualmente está sendo preciso aliar prazo, qualidade e custo e o steel frame é uma boa forma disto. Sua construção é realizada por concreto armado, um dos mais convencionais utilizados atualmente.
A palavra steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de light (em português, 'leve') indica que os elementos em aço são de baixo peso, uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. O termo light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua