Ideologia Alemã
Christyane de Matos Gomes
Geane Guilherme de Sousa
Lucina Lima Cunha
Maria Gleiciana Soares
Thamires Pinto Siqueira
Valeska Cristina Nobre Barros
A ideologia alemã e em especial a filosofia alemã Critica aos "Jovens Hegelianos"
O Hegelianismo
“A “libertação” é um fato histórico e não um fato intelectual, e é provocado por condições históricas, pelo [progresso] da indústria, do comércio, da agricultura... Estas
(provocam) depois, em virtude dos seus diferentes estádios de desenvolvimento, esses absurdos: a substância, o sujeito, a consciência de si e a crítica pura, assim como os absurdos religiosos e teológicos, que são novamente eliminados quando já suficientemente desenvolvidos.
Origem do Estado e a relação do Estado com a sociedade
O objetivo da descoberta da América
A história se transforma em história mundial “A grande indústria, através da concorrência universal, constrangeu todos os indivíduos a uma tensão máxima de sua energia. Aniquilou o mais possível a ideologia, a religião, a moral, etc.” (Marx e Engels)
“As condições de vida próprias dos proletários, o trabalho e todas as condições de existência da sociedade atual, transformaram-se para eles em qualquer coisa de contingente.” (Marx)
“Somente em comunidade [com outros que cada] indivíduo tem os meios necessários para desenvolver as suas faculdades em todos os sentidos; a liberdade pessoal só é possível na comunidade.” (Marx)
Divisão do trabalho
O trabalho sofre transformação A manufatura
O surgimento do Estado como um conflito entre o interesse individual e o coletivo, esse conflito foi consequência da divisão do trabalho. Afirmam que o Estado sempre representa o interesse de uma determinada classe e que são as condições materiais que vão determinar a estrutura de classes e a forma política. A grande utopia que podemos perceber na obra é o ideal de socialização dos meios de produção e
da