Elemento Quimico Polonio
Introdução..... Pagina 1.
História . . . . . . . Pagina 2.
Características Químicas . . . . . . . Pagina 2.
Localização . . . . . . Pagina 2 e 3.
Utilização . . . . . . . Pagina 3.
Elemento químico: Polônio
Historia
Polônio é o nome dado ao elemento químico de símbolo “Po”, cujo número atômico é 84 e a massa atômica é 209 u. Dentro da tabela periódica, está posicionado entre os semimetais, e na natureza encontra-se em estado sólido. Seu nome é uma referência ao país Polônia, terra natal de Marie Curie, que trabalhando em conjunto com seu marido, Pierre, isolou pela primeira vez o elemento em 1898.
Na época, a Polônia ainda não existia como uma nação independente e, ao batizar o novo elemento dessa forma, Curie pretendia chamar a atenção para a crise enfrentada naquela região. Assim, o polônio foi, provavelmente, o primeiro elemento químico usado para divulgar uma situação política.
O polônio foi descoberto a partir da análise radio química da pechblenda (minério de urânio). Ao remover o urânio e o tório do minério, a pechblenda se tornava ainda mais radioativa, apresentando-se como um elemento químico diferente, ainda não conhecido.
Características Químicas
Trata-se de um metal muito raro, pois sua proporção na crosta terrestre é de cerca de uma parte em 1010, além do que, este ocorre na natureza como produto de decomposição radioativa do urânio, do tório e do actínio. As meias-vidas de seus isótopos variam de uma fração de segundo a 103 anos. O isótopo natural mais comum do polônio, o polônio 210, tem meia vida de 138,4 dias. O dióxido de polônio (PoO2) é mais básico do que os dióxidos de enxofre (SO2), de selênio (SeO2) e de telúrio (TeO2).
Localização
O polônio é um elemento raro na natureza, sendo encontrado nos minérios de urânio em aproximadamente 100 microgramas por tonelada e recentemente, por volta do ano de 1976, foi descoberto pelo cientista Robert Gentry presentes nas pedras de granito