elemento indígena, negro e branco europeu
O Brasil ao longo de sua história é composto por paradigmas complexos. Ao longo da sua formação histórica, o país foi colonizado não só pelo branco europeu, mas também pela presença fundamental do índio e do negro.
Primeiramente, os índios foram e são de fundamental importância na história do Brasil, tendo em vista que foram com eles que deram início ao surgimento na formação do povo brasileiro, pois direto ou indiretamente houve misturas entre o índio e o branco europeu. Lembrando também a importantíssima questão cultural que o índio representa no território nacional.
O negro no Brasil também é de extrema importância. Não só por sua formação histórica – que por sinal foi bastante sofrida, e que todos sabemos os impasses que a população negra sofreu e sofre até os dias atuais – mas também por sua contribuição na história do Brasil e do povo brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE o Brasil é composto por quase 8% de pessoas negras, enquanto mais de 60% de consideram pardos.
O branco europeu foi o grande colonizador do Brasil, mas tal colonização deixou marcas até os dias atuais, por exemplo a escravidão do índio e do negro. Eu particularmente não gosto muito de falar sobre o branco europeu na colonização brasileira. Sei que os tempos passaram e as pessoas não são mais como eram antigamente. Mas eu, como branco, me sinto um pouco envergonhado em ver como o negro e os índios são tratados nos dias atuais. A questão do racismo é algo que não entra na minha cabeça, na minha