QoS e Teamviewer
O Teamviewer é um software de acesso remoto e suporte via internet que está disponível para as seguintes plataformas: Windows, Mac, Linux, Mobile (iOS, Android e Windows Phone). Com a utilização do programa, o pareamento e compartilhamento de dados entre dois dispositivos é simplificado. O Teamviewer permite o acesso a qualquer dado da máquina em que se está conectado e também a participação em apresentações, reuniões e vídeoconferências, sempre por conexões seguras e protegidas por senha. Por padrão, essas senhas são dinâmicas, onde são alterada à cada conexão, mas o usuário pode realizar um cadastro junto ao site do teamviewer (https://login.teamviewer.com/Register), inserindo apenas email, nome e senha, onde essa senha seria a senha utilizada para a conexão com os hosts remotos identificados como ‘Meus computadores’.
É possível habilitar uma white e black list, com as ID’s que terão acesso ao computador ou então bloquear o acesso de algum ID. Sendo assim, a sua segurança é um dos pontos fortes do software, pois a vpn só é efetivada, mediante senha e ID.
As versões comerciais do TeamViewer trabalham com uma completa criptografia com bases em key públicas e privadas. Como a key privada nunca sai do computador do cliente, este procedimento garante tecnicamente que outros computadores da Internet não poderão decifrar os dados transmitidos, nem o servidor de rota TeamViewer.
2 VERSÕES
A produtora da aplicação disponibiliza vários formatos para execução do software para diferentes tipos de clientes, sendo eles:
2.1 A Versão completa do TeamViewer
Com esta versão, é possível utilizar o módulo para conexão a parceiros e para aceitar pedidos de conexão de entrada. Ela disponibiliza todas as funções do software.
Figura 1: Interface inicial do Teamviewer (versão completa)
Para a instalação dessa versão, é necessário realizar o download através do link (http://download.teamviewer.com/download/TeamViewer_Setup_pt.exe) e