Eleições nos Estados Unidos
Quantos partidos há?
Os maiores são o Republicano e os Democratas. Além dos dois maiores partidos, os Estados Unidos possuem uma série de outros partidos políticos que recebem apoio mínimo nas eleições gerais e não aparecem nas cédulas de todos os estados como o Partido da Constituição (com exceção do Partido Libertário e do Partido Verde)
Como é feita a votação?
Quando um cidadão vota no seu candidato, esta pessoa está votando realmente é para instruir o delegado de seu estado em quem votar no colégio eleitoral. Por exemplo, se um eleitor vota no candidato do partido republicano, realmente esta pessoa está ordenando ao delegado de seu estado para que vote no candidato republicano no Colégio Eleitoral. Porém, mesmo que ganhe o voto popular em um determinado estado, ele deverá conseguir também os delegados desse estado.
Caso nenhum desses candidatos obtenham mais de 270 votos no Colégio Eleitoral, a 12ª Emenda entra em vigor e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos decide quem será o novo presidente e o Senado dos Estados Unidos da América escolhe o vice. Cada delegação de congressistas de cada estado têm direito a um voto, e uma simples maioria de estados nomeia o vencedor.
Esta situação já ocorreu duas vezes na história norte-americana. A primeira se deu em 1801: foi eleito presidenteThomas Jefferson; a segunda ocorreu em 1825, quando foi eleito presidente John Quincy Adams.
Lá tem 2º turno como aqui?
Não. O candidato que tiver 270 ou mais delegados no Colégio Eleitoral vence a eleição.
O que um candidato tem que ter para poder se candidatar?
Qualquer cidadão com 35 anos ou mais, nascido nos EUA e ser residente há pelo menos 14 anos no país pode tomar posse como presidente dos Estados Unidos.
Faça uma comparação com as eleições aqui no Brasil.
Nos EUA, milhões de eleitores vão às urnas no dia da eleição nacional para presidente por livre escolha. A eleição não é obrigatória, mas também não é uma eleição propriamente