Sistema Eleitoral Norte-Americano
As eleições nos Estados Unidos funcionam do seguinte modo:
O modelo de eleições dos Estados Unidos foi baseado no colégio eleitoral.Como assim?Esse modelo de eleições foi criado para que a escolha do presidente fosse realizada pelos membros mais 'ilustrados"de cada estado.Com o passar dos anos, eles passaram a "fazer"a decisão da maioria em seus Estados de origem.São chamados de delegados e são neles quem os eleitores votam.
Para conquistar o direito de concorrer á Presidência dos Estados Unidos, o pré- candidato deve primeiro "derrotar"os seus rivais dentro do seu próprio partido.Por isso que ás vezes a disputa de dentro do partido é tão "cruel"quanto a disputa entre partidos rivais.
Para vocês entenderem o sistema eleitoral dos Estados Unidos, vocês precisam entender o que é um condado.Condado é um território administrativo, uma espécie de cidade, e são controladas por administradores e por um conselho.Só que dependendo da cidade pode haver mais de um condado.Eu vou dar dois exemplos:a cidade de Nova York, possui cinco distritos, que formam um condado já outras cidades possuem um condado só.No Alasca, condado é substituído por distrito.E sem ser no Alasca, os condados formam distritos.
E como vocês estudaram, após a independência das treze colônias, dois sistemas disputaram:o federalismo e o republicanismo.Devido a isso, o sistema eleitoral dos Estados Unidos está sujeito aos Estados, condados e distritos.
São duas disputas eleitorais:a primeira entre o próprio partido, e a segunda, entre partidos rivais.E as regras variam de Estado para Estado, de etapa para etapa, de partido para partido.O resultado é que se elegem delegados que, em geral, representam a decisão da maioria, conforme as regras do partido, do Estado, e até mesmo dos condados e dos distritos.
O roteiro de um político que quer ser candidato, é montar uma comissão, arrecadar verba de campanha e começar a "vigiar"as suas reais chances de