elegance
A repórter está com uma pauta sobre economia de água nas residências e necessita de um porta-voz para responder as perguntas abaixo:
Como as residências e condomínios podem economizar água?
R: As residências e os condomínios podem fazer algumas adaptações simples que trarão excelentes resultados de economia. Uma dica bacana é substituir o uso da mangueira convencional de jardim por lavadoras de alta pressão. Essas lavadoras chegam a economizar até 80% de água e ainda podem ser usadas com água captada da chuva ou até de reuso da máquina de lavar roupa, por exemplo. Algumas residências já se adaptaram e conseguem economizar água através do reuso e reciclagem; São ideias simples como utilização de cisternas para armazenamento de águas provenientes de lavagem de roupas e banhos e aproveitam esta água para jardins e limpezas externas.
Outra dica é fazer a limpeza interna das residências com equipamentos a vapor. As limpadoras a vapor dispensam o uso de produtos químicos em geral, além de eliminar 99,9% das bactérias, higienizando o ambiente interno através de vapor e temperatura, é possível fazer limpeza em diversos tipos de ambientes internos como, lavar o banheiro, limpeza de pias, balcões de pedras, pisos, salas de estar entre outros. São economias proporcionadas com o uso de aparelhos elétricos que facilitam, economizam e torna ações de limpezas mais práticas no dia-dia.
Essas medidas sustentáveis podem interferir na conta de água? Como?
R: Sim. Pequenas medidas podem garantir grande economia na conta de água no fim do mês. Uma mangueira convencional, por exemplo, consome cerca de 18 litros de água por minuto. Com o uso de uma lavadora de alta pressão, apenas 4 litros são gastos por minuto. Em residências e condomínios, que precisam ter suas áreas externas limpas, isso significa uma grande economia e se utilizado água de reuso esta economia pode ser ainda maior e principalmente o ganho na preservação de um recurso natural.