Electricidade
Introdução:
Uma das principais atividades do técnico Engenheiro é analisar circuitos. Analisar um circuito consiste em determinar as tensões e correntes presentes nos componentes deste circuito, assim, quando estiver frente a um equipamento com defeito, o primeiro passo para consertar este equipamento é entender como ele funciona, para isto o Engenheiro deverá abrir o diagrama e analisar o circuito do equipamento, depois de entendido o circuito o técnico deverá escolher os melhores pontos de medição do circuito em função do sintoma apresentado pelo equipamento a fim de determinar a peça defeituosa. Concluímos que: para consertar um equipamento eletrônico o técnico precisa do diagrama do equipamento, do instrumento correto e do conhecimento para análise do circuito.
Sabendo as duas leis básicas:
Lei de Ohm ,
Leis de Kirchhoff – Lei das Malhas e Lei dos Nós) o restante do estudo da eletrônica consiste em conhecer os diversos tipos de componentes e a sua influência no circuito, que significa o seu comportamento com respeito a tensão e a corrente.
Grandezas Elétricas
Antes de iniciar o estudo da análise de circuitos vamos fazer uma revisão sobre as grandezas tensão, corrente e resistência.
As grandezas tensão e corrente estão associadas ao conceito de Energia Potencial e Energia Cinética, para entendermos melhor esta relação vamos mostrar este conceito de energia aplicado no nosso dia a dia.
Na eletricidade a energia elétrica deverá ser armazenada em cargas elétricas, na maioria das vezes estas cargas serão os elétrons livres, presentes nos metais, em outros casos poderão ser íons, presentes nos gases, nos líquidos.
Corrente elétrica:
A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. A carga elétrica mais comum é o elétron livre e está presente nos metais, assim não basta o corpo ter elétrons, alias todos os corpos o possuem, para termos uma corrente elétrica estes elétrons