automaçao comercial
A concorrência e o surgimento de novas tecnologias vêm incentivando o aprimoramento do sistema de distribuição das empresas, que tem, na automação comercial, seu grande aliado. Muitas indústrias preocupam-se já algum tempo, em proporcionar agilidade, pontualidade e eficiência na prestação de serviços ao comércio.
O processo de automação no Brasil está ocorrendo em um ritmo acelerado. Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (2005) define que automação como: “sistema automático pelo qual os mecanismos controlam seu próprio funcionamento, quase sem a interferência do homem”.
Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é mecanizar e agilizar processos manuais alcançando total eficiência. Para automatizar uma empresa é preciso transformar atividades que antes eram realizadas manualmente e que despendiam de maior tempo, em atividades que podem ser realizadas de forma automática, com maior rapidez e com pouca margem de erros com auxilio das maquinas, equipamentos ou computadores. Esse mercado é amplo, pois abrange soluções para pequenas e grandes empresas. Tais soluções abrangem diversos fatores de produção como: vendas, estoque, marketing, departamento pessoal e outros.
Atualmente, uma série de empresas do varejo, em função das pressões do negócio, tenta desesperadamente reduzir custos. Na maioria dos casos, atingem 50% de sucesso, sendo que o mais importante é a implantação de um programa contínuo de redução de custos, que integre dados á estrutura organizacional da empresa. Para a realização destes projetos, é necessário o uso de metodologias testadas e aprovadas, utilizando-se ferramentas, as quais viabilizam a modelagem do negócio ideal.
O futuro aponta uma estreita relação entre a indústria e o comercio, exigindo um maior conhecimento de suas logísticas e de uma troca mais freqüente de informações. Somente desta maneira os benefícios da automação