Elatorio de analise do leite
CURSO DE FARMACIA
PRISCILA LES
RELATÓRIO DE AULA PRATICA DA ANÁLISE DO LEITE
1 INTRODUÇÃO
O leite faz parte da maioria das mesas das pessoas. Seja na sua forma líquida ou em seus derivados, o leite é responsável por oferecer nutrientes em grandes quantidades, beneficiando quem o consome. Rico em vitaminas A, B e diversos minerais como o cálcio e fósforo, quem consome leite e seus derivados como queijos, manteigas e iogurtes têm benefícios ligados à formação de ossos e dentes fortes, à saúde do sistema nervoso e muscular, além de proteção da pele, dos olhos e auxilia na digestão.
Porém, para garantir a qualidade do leite é necessário um controle rigoroso em todas as etapas da sua produção, desde a produção na fazenda até as nossas casas. O leite deve ser mantido em condições sanitárias, higiênicas e nutricionais seguras por isso é considerado um dos alimentos mais testados e avaliados, sempre visando garantir a qualidade do produto.
No Brasil, a Portaria nº56 (Diário Oficial da União n°234) é a responsável por determinar os padrões a serem analisados no leite. São avaliadas, de modo geral, algumas características físicoquímicas e sensoriais como sabor, odor, ausência de conservantes químicos e de resíduos de antibióticos, pesticidas ou outras drogas, entre outros. A portaria acrescenta também os testes de determinação da concentração de gordura, acidez titulável, densidade relativa e outras análises quantitativas.
2 ANÁLISES
2.1 Detecção de Colostro no Leite
O colostro é mais viscoso e amarelado e causa gosto amargo nos produtos lácteos e substancias antimicrobianas presentes dificulta a atuação dos fermentos láticos na industrialização, devido sua composição, sua presença no leite de consumo quanto industrial, diminui sua qualidade.
2.2 Detecção de Sangue no Leite
Verificar se não há presença de sangue no leite.
2.3 Detecção de Pus no Leite
A análise da presença de pus no leite detecta