Elasticidade preço-demanda no transporte publico
Apresentação......................................................................................................3
Pesquisa de campo.............................................................................................4
Observações finais..............................................................................................8
Referências Bibliográficas...................................................................................9
Apresentação
Este trabalho foi desenvolvido pela equipe com o intuito de relacionar o artigo “Gastos das famílias das regiões metropolitanas brasileiras com transporte urbano” com os conceitos da Microeconomia, matéria de Teoria do Comportamento do Consumidor. O artigo trata-se de uma pesquisa realizada para verificar o gasto que a população brasileira consome com o transporte urbano.
Visando obter informações relacionadas com o dia a dia dos integrantes, foi realizada uma pesquisa de campo, na capital da região metropolitana de São Paulo, no qual se obteve a renda per capita e o meio de transporte utilizado pelos entrevistados. Com base nesses dados, foram elaborados alguns gráficos que podem ser analisados conforme a variação percentual da quantidade demandada sobre a variação percentual da renda.
Contudo, ao longo desse trabalho, pode-se observar que o artigo baseia-se no tema da Elasticidade-Renda da Demanda indicando que quanto maior for a renda das famílias, maior será o gasto com o transporte privado.
Pesquisa de campo Foram realizadas 270 entrevistas com pessoas de diversos níveis sociais, das regiões de zona oeste, zona sul, zona norte e centro de São Paulo, para obter informações sobre qual é a demanda no transporte urbano mais utilizado pela renda per capita.
O primeiro gráfico indica que o transporte mais utilizado pelas pessoas com renda per capita inferior a R$ 622,00 utilizam o metrô. O transporte é um meio econômico e rápido.
O segundo gráfico indica que o transporte mais