Introdução a Economia
Todo sistema deve desempenhar três funções básicas:
*O que produzir em que quantidade: precisamos definir entre as possibilidades, o que e qual a quantidade a ser produzida, de modo a satisfazer o mais adequadamente a sociedade;
*Como produzir tais bens e serviços: devemos definir quem vai ser o responsável pela produção, qual a tecnologia a ser empregada, qual o tipo de organização da produção..
*Para quem produzir, ou seja, quem será o consumidor: devemos definir o público-alvo e as maneiras através das quais o produto deverá atingi-lo.
2) Existem duas formas principais de organização econômica: Economia de Mercado e Economia Planificada. Responda
a) O que vem a ser mercado?
Mercado é o local no qual agentes econômicos procedem a troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura, ou seja, é a interação de compradores e vendedores.
b) Qual o propósito de eficiência no mercado e como o governo intervém?
Há situações em que o mercado não é capaz de fazer de maneira eficiente o processo de alocação e distribuição de recursos. Em função desta constatação, mercados não funcionam a contendo, contamos com a regulação a fim de proporcionar a eficiência econômica, assim o governo intervém criando as agências de regulação que surgem em função da existência de falhas no mercado. Exemplo: Agência Nacional de Energia Elétrica.
3) Como é calculada a “sensibilidade” da demanda?
Precisa dividir a variação percentual da quantidade demanda pela variação percentual do preço. No resultado encontrado, o coeficiente de elasticidade é um número puro, independente de qualquer identificação com a unidade na qual as variáveis foram expressas. O coeficiente da elasticidade-preço da demanda é sempre negativo, uma vez que o preço e a quantidade demandada são inversamente relacionados.
4) Como a