ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
A elaboração de um fluxo de caixa acontece na implantação do projeto até o provável término das movimentações financeiras do mesmo. Esses fluxos de caixa são compostos pelas despesas e receitas obtidas durante a execução da movimentação empresarial e seus respectivos resultados. O fluxo de caixa completo proporciona a análise de viabilidade econômica.
Para se montar o fluxo de caixa, deve-se avaliar:
-Prazo de Compra;
-Prazo de Venda;
-Saldo de caixa e Bancos - Saldo inicial do fluxo de caixa;
-Valor mensal das vendas;
-Valor mensal das compras;
-Percentual de impostos;
-Percentual de comissão;
-Valor mensal dos gastos fixos;
-Necessidade de estoques;
-Investimento inicial.
1.1 CAIXA
Esse instrumento é de fácil aplicação e gera importantes informações para o dirigente acompanhar as entradas e saídas de recursos da empresa, sendo que, as entradas devem ser registradas por contas específicas, contas essas que podem receber o título que se enquadre pelo tipo de entrada (venda à vista, salários, imposto etc.).
Essas contas que estão contidas no registro de caixa, normalmente utilizadas nas Empresas, servem aqui, apenas como exemplo, portanto, podem ser alteradas conforme a necessidade de cada empresa.
A utilização desse controle não dispensa o uso do movimento de caixa contábil padrão, descritivo - que você poderá encontrar em qualquer papelaria - portanto, após os registros, os documentos devem ser enviados para a contabilização. http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/24177/elaboracao-do-fluxo-de-caixa#ixzz3BicT1HCz 1.2 COMO FAZER Um fluxo de caixa perfeito é aquele que leva dedicação e disciplina dos empresários. O primeiro passo é separar as saídas de dinheiro em pelo menos três categorias: fornecedores, despesas e outras saídas
Dentro dos pagamentos com despesas, os especialistas sugerem a divisão em outras três categorias. “As despesas podem ser administrativas, como papelaria, correio,