Elaboração de novo produto
OS PRINCIPAIS ESTAGIOS DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS
PRODUTOS
O processo de desenvolvimento de um novo produto consiste em um planejamento consistente e que se resume em oito etapas bem definidas, a saber:
a) Geração de idéias;
b) Seleção de idéias;
c) Desenvolvimento e teste do conceito;
d) Estratégia de marketing;
e) Análise do negocio;
f) Desenvolvimento do produto;
g) Teste de mercado;
h) Comercialização.
Boas idéias para novos produtos também surgem quando se observam e se ouvem os clientes. A empresa pode analisar perguntas e reclamações dos clientes para descobrir novos produtos que deem melhores soluções a seus problemas.
Os concorrentes são igualmente outra boa fonte de idéias para novos produtos. As empresas observam os anúncios e outras formas de comunicação dos concorrentes para descobrir pistas sobre seus novos lançamentos. Compram os produtos lançados pelos concorrentes, para ver como funcionam, analisam suas vendas e decidem se devem lançar um produto próprio.
Seleções de ideias
O propósito da geração de idéias é criar um grande número de idéias, que será feita uma análise que identificara boas idéias descartando as mais fracas o mais rápido possível.
Na maioria das empresas, os executivos expõem suas idéias de novos produtos em um formulário padrão, que posteriormente será analisado pelo comitê de novos produtos. Esse relatório contém a descrição do produto, do mercadoalvo e da concorrência e uma estimativa grosseira do tamanho do mercado, do preço do produto, do tempo e custos do desenvolvimento, dos custos de fabricação e da taxa de retorno. O comitê de novos produtos avalia, então, a idéia com base em critérios gerais predeterminados.
FUNÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE
A administração do controle de estoque deve minimizar o capital total investido em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente, uma vez que, o custo financeiro também se eleva. Uma empresa não poderá trabalhar