elaboraçao de projetos
O livro seleção e entrevista por competência com inventários comportamental aborda conceitos de competências e práticas que as empresas poderiam usar para avaliar melhor seus colaboradores.
Rogério Leme utiliza como referência a definição de Scotty B Parry para competência “Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser medido por meio de treinamento e desenvolvimento”
A partir daí o autor desenvolve o CHA
Conhecimento- é o saber, aquilo que aprendemos na escola, livros e trabalhos.
Habilidades- é saber fazer, ultilizar os nossos conhecimentos.
Atitudes- é exercer nossa habilidades, querer fazer.
Através do cha surgem dois tipos de competências:
Competências técnicas- tudo que o profissional precisa ter para desenvolver seu trabalho, expresso pelo conhecimento e habilidade.
Competências comportamentais- é um diferencial competitivo de cada profissional, expresso pela atitude. O autor deixa claro que para definir competência técnica e comportamental é preciso separar o CHA, isso é um grande problema para alguns profissionais de RH.Muitas empresas visam apenas as competências técnicas na hora de avaliar um candidato, esquecendo de avaliar as competências comportamentais o que leva a admitir um candidato que não esta de acordo com o perfil da vaga.Ao adotar os conceitos de Rogério Leme em uma empresa ajudaria a escolher candidatos mais adequados para cada tipo de vaga o que resultaria em uma nota boa na avaliação de desempenho.
2. - Apresente o Título do CARGO que ocupa atualmente ou que ocupou na última empresa que trabalhou. E, em seguida, relacione: 3 Competências Técnicas, 3