Elaborar um quadro demostrativo com os conceitos teóricos sobre desenvolvimento infantil
História da Educação e da Pedagogia
Mace
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A ESCOLA COLÉGIO ABC – CAMPO GRANDE MS
Tutor a distância Cássia Regina Gasparin dos Santos Pereira
Professora Ead Mariciane Moraes Nunes/Lindolfo A. Martinelli
Tutora Presencial Roseani Rodrigues
Campo Grande, 18 de Abril de 2013.
Iniciamos o presente relatório com a frase de Paulo Freire que diz: “todo amanhã se cria no ontem, através de um hoje. Temos que saber o que fomos para sabermos o que seremos”. Com essas palavras percebemos o que existe uma herança cultural que vem de nossos antepassados, ou seja, o presente está interligado ao passado. Assim construímos nossa forma de pensar e agir em diferentes situações, assimilando as mudanças de cada geração.
A preservação da história é fundamental para nossa existência, pois assim aprendemos e conhecemos a história de nossos antepassados, como eles viviam, sua cultura e no como pensavam. A herança cultural é carregada por cada povo, estabelecendo coisas boas e ruins, aprendendo com cada uma delas.
Podemos concluir que em cada lugar existe uma história única, com acontecimentos que não serão idênticos em qualquer outro lugar ou tempo. São essas diversidades que caracterizam cada pessoa, povo, cultura.
Na história do Brasil, no que tange a educação, faremos um retrocesso na origem da educação escolar, perceberemos avanços e modificações no caminho percorrido da escola brasileira.
No século XVI, deu-se início à reforma religiosa visto que a Igreja Católica vinha perdendo força no final da Idade Média. Inácio Loyola criou A companhia de Jesus com o objetivo de lutar pela Igreja e tentar barrar o avanço do protestantismo. Os jesuítas tinham como objetivo de catequizar os índios, levar os costumes dos europeus, a religião católica e construir escolas católicas. Portanto, a catequese e a educação dos jesuítas assumiram a luta da Contra-Reforma.
Padre José de Anchieta catequizando os