Elaborar queima de estoque
O primeiro passo é estruturar o marketing formando um departamento onde devem existir profissionais com três funções específicas: pesquisa de mercado, análise de marketing e gestão das ferramentas estas funções podem ser realizadas também por um grupo mínimo de profissionais que cooperam e compartilham tarefas. O importante é que estas três funções existam e sejam praticadas claramente por um grupo de profissionais contratado especificamente para isso.
Fazer a pesquisa de mercado é função básica e condição “sinequanon” para a prática de marketing estratégico. Sem pesquisas não há análises aprofundadas. Muito menos gerenciamento de ações de marketing coerentes e fundamentadas. Sem pesquisas o departamento pratica um marketing empírico, instintivo, baseado mais em opiniões e menos em fatos. O que é um risco - nem sempre compreendemos o mercado e tudo que acontece nele, o 'feeling' e a arrogância muitas vezes se misturam.
A empresa deve calcular se a queima de estoque terá resultado positivo e se preparar para a demanda.
Promover uma queima de estoque não é só colocar a mercadoria na prateleira e vender é muito mais que isso o empresário deverá seguir os passos abaixo, na ordem indicada, lembrando que alguns deles já foram levantados e registrados também no briefing.
1º Passo: Identificação do público-alvo
2º Passo: Determinação dos objetivos de comunicação
- O que se deseja causar? Tendo em vista a empresa de Moda Feminina
- Conscientização
- Conhecimento
- Simpatia
- Preferência
- Convicção
- Compra
3º Passo: Seleção da mídia
Meios de comunicação pessoal ou meios de comunicação impessoal, Inicialmente, tudo o que for divulgado pelo comerciante deverá ser cumprido, ou seja, aquilo que constar da propaganda tem seu cumprimento obrigatório para o comerciante.
4º Passo: Seleção da fonte da mensagem
5º Passo: Feedback (retorno)
6º Passo: Mensuração dos resultados
7º Passo: