Porcelanato
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇOES
PORCELANATO
14 de fevereiro de 2012.
COORDENADORIA DE EDIFICAÇÕES - Curso Técnico de Edificações
TRABALHO DA DISCIPLINA TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
Profª Alessandra
Resumo
O trabalho a seguir aborda desde as etapas do processo de fabricação do porcelanato até as fases de seu assentamento, mostrando os benefícios do material que está cada vez com maior qualidade. A utilização do porcelanato tem se tornado muito comum na construção civil devido a aspectos estéticos associados a grande durabilidade e resistência, combinando um grau de beleza e sofisticação relativamente alto. Outro ponto positivo para o utilização do porcelanato é sua variedade em tamanhos que podem ir de 0,20m x 0,20m, para ambientes menores e até 1,00m x 1,00m para outros mais extensos.
Palavras-chave: Porcelanato, assentamento, fabricaçao e benenficios.
1. Introdução
Atualmente, o porcelanto é descrito como material para revestimento que apresenta as melhores características técnicas e estéticas ao ser comparado com as demais cerâmicas encontradas no mercado. A pesquisa a seguir tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre este revestimento cerâmico. Ela consiste em elaborar uma definição e apresentar as características do material, além de descrever o processo de fabricação e assentamento do porcelanato. Também serão citados os principais fabricantes situados no Brasil e as dimensões comerciais encontradas do produto.
2. Definição e Características Técnicas
Segundo ROSSO, CUNHA E ROJAS- RAMÍREZ (2005), o porcelanato é um produto cerâmico supervisionado pela Norma ISO 13006/NBR13818 com especificação BIa, significando material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. Ele possui elevada resistência mecânica ao risco e ao ataque químico, podendo ser ou não decorado superficialmente.
O porcelanato