Elaborar Perfil Profissional
Escopo: Pesquisar junto a uma Empresa do mercado, e elaborar uma dinâmica para criação, desenvolvimento e aplicação de um cargo de linha de frente, considerando os itens abaixo relacionados:
1- Elaborar perfil Profissional / Técnico para contratação;
2- Descrever o processo de R&S, considerando as ferramentas utilizadas;
3- Pesquisar faixa salarial do cargo e adequá-la à Empresa, definindo o salário de contratação;
4- Avaliar gap’s de aprendizado e/ou execução, e necessidades de treinamento.
O cargo escolhido para a dinâmica foi: Operador de Máquina – aplicado à produção em geral.
Elaboramos o documento interno de “Perfil de Competências da Função” onde observamos todas as informações correlatas ao cargo: Sua descrição sumária, com o breve resumo da função executada; Descrição detalhada das atribuições e responsabilidades; Experiência, Educação (formação), Conhecimentos e Habilidades específicos da função.
R&S:
Optamos por recrutamento e seleção terceirizados, utilizando uma agência de empregos capacitada para o processo. A agência escolhida nos oferece um custo operacional de 20 % sobre o salário de contratação do cargo.
Basicamente, a agência recruta e seleciona os candidatos – mediante parâmetros pré-definidos pela Empresa e observando as diretrizes do “Perfil de Competências da Função” – e repassa a Empresa entre 3 a 5 candidatos em potencial para o cargo.
A Empresa aplica entrevistas com o Gestor da área solicitante e testes práticos em linha, e seleciona o candidato apto a exercer o cargo. Encaminha para os exames médicos e processo de admissão.
Cargos e Salários:
Pesquisamos o mercado, através de: - Consulta à “Bolsa de Salários” do caderno: “Negócios, Empregos e Carreiras”, publicado na edição de Domingo do jornal Folha de S. Paulo; - Pesquisa fechada e confidencial, do cargo escolhido, direcionada a Empresas do segmento.
No cargo de Operador de Máquinas, encontramos as seguintes informações:
Para