el sistema
Licenciatura de Educação Básica
“El
Sistema”
Expressão Musical
Discente:
Maria Sousa
O Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, hoje em dia, conhecido internacionalmente como El Sistema, teve como seu mentor o maestro venezuelano
José António Abreu. El Sistema, foi criado em 1975 e segundo Abreu o objectivo primordial deste programa era promover a educação musical na Venezuela. No entanto, este projeto assumiu um cariz intensamente social, uma vez que visava abranger crianças e jovens das camadas mais desfavorecidas, no acesso a formação musical. Atualmente El Sistema abrange todos os estados da Venezuela e está adoptado às características de cada região.
El Sistema assenta em três pontos fundamentais, que são: pessoal/social; familiar; e comunidade.
Relativamente ao primeiro ponto as crianças que fazem parte deste projecto desenvolvem-se intelectualmente e afectivamente. Está provado cientificamente que o estudo da música proporciona alegria, bem-estar e realização pessoal. Para além de incutir nos alunos a prática da autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação motora, bem como a capacidade de concentração e memorização.
Todos estes fatores são cruciais para o desempenho de todas as crianças que fazem parte deste programa, pois acabam por ter melhores resultados no seu percurso escolar. Socialmente é um exemplo a seguir pois quem faz parte do programa não se sente discriminado nem inferiorizado por provir de uma classe social mais desfavorecida, ou por ser de uma etnia diferente. As crianças sentem que fazem parte de algo muito mais importante, elevando desta forma a sua auto-estima, uma vez que a riqueza espiritual da música combate a pobreza material.
Consecutivamente a nível familiar a criança obtém apoio incondicional dos pais, e esta apercebendo-se do seu papel perante a família deseja ter um desempenho melhor. Na comunidade as orquestras e coros revelam-se como espaços