Trabalho De Sistemas El Tricos
Temos por objetivo neste trabalho, apresentar ao leitor, os seguintes tópicos:
Os tipos de usinas elétricas.
O funcionamento de cada uma.
Usinas Hidrelétricas.
Como funciona o processo de geração em uma usina Hidrelétrica.
O processo que a energia elétrica passa até chegar as nossas casas.
Santo André (SP)
2014
Introdução teórica:
Tipos de usinas elétricas:
Usina hidrelétrica:
Em países como o Brasil, a Itália, o Japão e o Canadá, que possuem rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para gerar energia elétrica é aproveitar a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. Em uma usina desse tipo o rio é represado por uma barragem onde são instalados grandes tubos inclinados que abrigam turbinas e geradores que serão responsáveis pela geração de energia elétrica.
Santo André (SP)
2014
Usina termoelétrica:
Em regiões ou países com poucos recursos hidrográficos, mas com boas reservas de óleo, carvão ou gás, é possível gerar energia elétrica com a força do vapor resultante da queima desses combustíveis. Para isso, são construídas usinas termelétricas. Nessas usinas, as caldeiras consomem uma quantidade enorme de recursos e mantém a pressão do vapor alta o bastante para que ele possa produzir o movimento das hélices das turbinas e dos eixos dos geradores, gerando assim energia elétrica. A figura 2 mostra um esquema de uma usina termelétrica.
Usina nuclear:
Além disso, pode-se utilizar a energia contida no núcleo dos átomos para gerar energia elétrica. Algumas substâncias, como o urânio, têm núcleos atômicos pesados e instáveis que podem ser divididos em partículas menores se forem bombardeados por nêutrons. No momento em que se dividem estes núcleos emitem calor na forma de radiação. Em uma usina nuclear (figura 3), esta reação, chamada de fissão nuclear, é feita no interior de reatores. O calor gerado pela fissão nuclear produz o vapor que produz o movimento das hélices